No principio era o binário.

No livro de Bytesis capitulo 1 está escrito.

Versículo 1
E no principio era o binário e o binário era de difícil compreensão.
Então se criou os mnemônicos para facilitar a montagem de programas em binário e chamou isso de assembly.

Versiculo 2
E viu que assembly era bom, era rápido e enxuto mas ainda assim era difícil e causava muitos travamentos por ter acesso direto ao hardware.

Versiculo 3
Então chamou o profeta Denis Ritchie e disse, “Ide e desenvolvei uma linguagem abstrata que facilite a integração entre alto nível e baixo nível. E sendo essa linguagem de médio nível, a chamarás linguagem C”

Versículo 4
E o profeta Ritchie assim o fez e C era rápida e tão boa quanto o assembly e viu que era bom.

Versículo 5
Então chamou o profeta Bjarne Stroustrup e ordenou, “Ide e desenvolvei uma linguagem igualmente abstrata com possibilidade de encapsulamento e polimorfismo infinitos, tendo as mesmas especificações básicas de C, conforme eu ordenara anteriormente, e que seja igualmente rápida como as antecessoras.”

Versículo 6
E assim o profeta Stroustrup o fez conforme ordenado.
E vendo o criador seu feito disse, “Bendito sejas entre os povos e que seus feitos sejam conhecidos perpetuamente até o final dos tempos”.
E chamou essa linguagem de C++.

Versículo 7
E vendo que os feitos dos profetas eram bons e que davam bons frutos, o criador lhes deu uma última ordenança.
“Ide e divulgai todo o seu conhecimento ao redor do planeta, para que as futuras gerações saibam que eu estive contigo desde a criação, porém não crieis linguagens baseadas em máquinas virtuais e bytecodes, pois se assim tu o fizeres, certamente morrereis”.

[]’s
PopolonY2k

Print Friendly, PDF & Email

Nemesis Lonestar – 8080-Z80 ASM

A cada ano centenas, milhares ou até milhões de páginas na internet são criadas, removidas, atualizadas ou abandonadas até que sejam naturalmente esquecidas, dependendo apenas dos snapshots providenciados pela Wayback Machine da Internet Archive.

Com isso muito material é agregado ao ecossistema da web e também muitos deles são perdidos para sempre, que para mim é um ciclo natural na rede.

Entretanto muita informação jamais deveria desaparecer da internet, principalmente aquelas sobre tecnologias antigas que na maioria das vezes nos mostram a criatividade e as técnicas utilizadas no passado pelos pioneiros da tecnologia.

Infelizmente o site MSX Info Pages do Hans Otten, fechou as portas no dia 02 de abril de 2019 e com isso perdemos muito material importante não só para a comunidade de MSX, bem como para a comunidade de retrocomputação em geral, uma vez que o mesmo continha muita informação técnica agregada em uma única fonte.

É nesse contexto que apresento àqueles que não conheciam, o site Nemesis Lonestar que costumava estar nesse link aqui, mas que agora infelizmente está quebrado desde o dia 16 de janeiro de 2019, segundo o último snapshot gerado pelo Internet Archive.

O Nemesis Lonestar tinha muita informação técnica principalmente sobre programação Z80, dentre as quais uma tabela muito bem feita contendo todo o Instruction Set dos processadores 8080-Z80, muito bem organizado em colunas e que podia ser encontrado aqui nesse link que também deve estar quebrado.

Toda vez que eu programava em ASM e procurava por uma referência rápida do Z80, eu consultava essa página que está nos meus favoritos até agora, apesar de não mais existir no endereço original.

Felizmente temos a WayBack Machine, que pode ser sempre consultada para se obter o último snapshot dessa página que contém essa tabela de mnemônicos do Z80, entretanto apesar da Internet Archive manter esse snapshot, tomei a liberdade de baixá-lo (apenas dessa tabela de mnemônicos do Z80) e criar uma seção em meu blog para futuras consultas a quem interessar e também para agregar, gradativamente, ao material de referência de ASM e Z80 no blog.

Apesar de todas as mensagens de Copyright (c) do autor original da página e principalmente do mesmo citar que é expressamente proibida a reprodução de qualquer material do Nemesis Lonestar, acredito que a essa altura do campeonato ele não irá reclamar essa página, ou se reclamar no futuro, aí conversamos e tentamos resolver, mas no momento eu quero é ajudar na manutenção desse conteúdo.

Por isso deixo abaixo o endereço dessa tabela do instruction set do 8080-Z80, que costumava estar no site do Nemesis Lonestar mas que agora pode ser consultado aqui no meu blog nos endereços abaixo:

HTML version
http://popolony2k.com.br/xtras/programming/asm/nemesis-lonestar/8080-z80-instruction-set.html

Text version
http://popolony2k.com.br/xtras/programming/asm/nemesis-lonestar/opcodes.txt

[]’s
PopolonY2k


Print Friendly, PDF & Email