MSX, ATA IDE, Casemod & CIA

Após um pequeno intervalo, retorno com uma informação extraordinária em todos os sentidos pois eu, que pretendia fazer mais um artigo com testes e análise de performance dos dispositivos compatíveis com IDE‘s para MSX, fui surpreendido por um e-mail com excelente feedback do amigo de lista MSXBR-L, Alexandre Antoniutti Passos, que também é o criador e mantenedor do também excelente projeto MSX Livros.

Esse feedback me fez colocar a mão na massa e desenvolver esse add-on para o artigo original.

Por e-mail, ele me passou que realizou alguns testes com HD‘s e DVD‘s de alguns fabricantes, com sucesso no funcionamento, e que descrevo abaixo:

COMPATIBLE DEVICES

Gravadores de DVD

Marca : LG
Modelo : GSA-4167B

Marca : AOpen
Modelo : DSW1812P

Hard Disks

Marca : Toshiba
Capacidade : 80GB
Modelo : mk8025gas

Marca : IBM
Capacidade : 12.07GB
Modelo : DARA-212000

Abaixo também algumas fotos dos CompactFlash testados, das marcas DaneElec 1Gb e Kigston 512Mb.

Compact Flash DaneElec 1Gb e 2 Kingston 512Mb testados.

Uma informação importante que o Antoniutti passou foi que utilizando a IDE Tecnobytes com um adaptador CF-IDE específico, ele teve problemas de reconhecimento do dispositivo CompactFlash, similar ao que experimentei enquanto escrevia o artigo Dossiê Storage Devices – Parte II (Compact Flash).

O adaptador CF-IDE testado por ele é vendido na DealExtreme, por U$2.62, conforme pode ser verificado no link do produto.

Analisando os comentários dos compradores no site do revendedor, percebi que, apesar da satisfação com o produto, a grande maioria das pessoas reclamou da velocidade de transferência obtida com o uso desse adaptador.

Como no caso do meu adaptador, esse produto tem suporte a DMA33 (UDMA), então esses comentários sobre a sua baixa performance me deixaram um pouco ressabiado quanto a qualidade do produto, uma vez que,  com esse suporte a UDMA, o mesmo não deveria ter problemas de performance e essa qualidade, ou falta dela, pode ser o que causa instabilidade quando utilizado junto com a IDE Tecnobytes.

Talvez a qualidade dos adaptadores existentes no mercado, justifiquem o pessoal da Sunrise ter vendido, até uns poucos  meses atrás, adaptadores CF-IDE para uso em conjunto com suas interfaces IDE, sendo que o negócio deles é fazer somente a interface e que nesse caso pode ter a sua qualidade contestada ou afetada por conta de produtos de terceiros com baixa qualidade.

Bom, apesar de ter gostado bastante das informações recebidas sobre novas marcas e dispositivos testados, para mim, o mais interessante do feedback, foi o Casemod feito por ele e que integra um dispositivo de DVD a um adaptador de CF-IDE, tudo isso envolvido em um case de drive DDX, demonstrando a criatividade e cuidado do autor em deixar um produto mais atual, que é o drive de DVD, com o estilo e espirito do MSX, ao colocá-lo em um case de drive DDX.

Melhor do que falar ou escrever é mostrar, então segue abaixo as imagens do trabalho realizado bem como o resultado final.

 

Adaptação feita para interligar o conector IDE e o adaptador de CompactFlash.

 

Parte traseira

 

Imagem traseira do casemod do DVD, com uma entrada extra para Compact Flash

Aqui a imagem frontal do belissimo conjunto MSX+IDE+Drive DVD+CompactFlash

Aproveito para agradecer pelo feedback do Alexandre Antoniutti, bem como as imagens cedidas de todo esse excelente trabalho realizado e deixo desde já as portas sempre abertas ao Antoniutti e a quem mais queira contribuir com suas experiências no universo MSX ou qualquer outro Universo paralelo.

[]’s
PopolonY2k

 

Referência na internet.

MSX Livros
http://msxlivros.blogspot.com/

Casemod – Wikipedia
http://pt.wikipedia.org/wiki/Casemod