MSX ARM – Primeiro teste de hardware.

Muitos já devem saber, através das listas GDMSX, MSXBR-L e MSX-All, além do blog do Retrocomputaria Plus e das comunidades MSX Brasil no FaceBook e no Orkut, que o primeiro vídeo de testes do MSX ARM foi liberado.

Nesse vídeo eu e Rogério Matte Machado, testamos o hardware e sua integração com  um MSX Real, no caso um MSX2+ Sony HitBit F1 XDJ.

Alguns “testes básicos” foram feitos e apesar de chamá-los de “testes básicos”, posso garantir que o esforço e a quantidade de horas de pesquisa e desenvolvimento já utilizados até agora, nos deixam com um produto próximo a estabilidade de um hardware MSX convencional com um SD embutido e RS232, faltando ainda a camada de ethernet, portas USB, MIDI In/OUT além de uma nova capacidade inserida no hardware desde o dia em que o vídeo foi feito, que é uma saída S/PDIF para áudio digital 5.1.

Com isso estamos próximos de um passo importante, que é o desenvolvimento de todo o software embarcado necessário para a integração dos periféricos extras, como ethernet, USB, MIDI IN/OUT, dentre outros.

Teremos um grande trabalho pela frente no próximo ano.

Segue o demo abaixo.

MSX ARM primeiro vídeo – Teste de hardware

[]’s
PopolonY2k

Referência na internet

Retrocomputaria Plus (anúncio do primeiro vídeo do MSX ARM)
http://www.cupulablogs.com/retrocomputaria/?p=2038

 GDMSX (Grupo de desenvolvimento de software e coisas legais para MSX)
 http://groups.google.com/group/gdmsx

MSXBR-L (Lista de usuários de MSX)
http://listas.amplus.com.br/mailman/listinfo/msxbr-l

MSX-All
http://br.groups.yahoo.com/group/MSX-All/

MSX Brasil (Orkut)
http://www.orkut.com.br/Main#Community?cmm=98375914 

MSX Brasil (FaceBook)
http://www.facebook.com/home.php?sk=group_182223775136806#!/home.php?sk=group_182223775136806

MSX2+ Sony HitBit F1 XDJ
http://www.1000bit.it/scheda.asp?id=1682 

S/PDIF (Wikipedia)
http://en.wikipedia.org/wiki/S/PDIF

MSXRio – Attention Please !!!!

Após o ultimo post sobre a realização da MSXRio aqui no blog, recebi através das principais listas de MSX nacionais, uma informação de um dos organizadores do evento, Ricardo Jurczyk Pinheiro, sobre a mudança da data de início do evento, que repasso abaixo:

 “Pessoal, tivemos um contratempo no SESC, e amanhã, dia 12/10, NÃO TERÁ COMO FAZERMOS O ENCONTRO NO SESC ENGENHO DE DENTRO.

Repetindo: Amanhã, dia 12/10, NÃO TERÁ COMO FAZERMOS O ENCONTRO NO SESC ENGENHO DE DENTRO.

O encontro ocorrerá normalmente no dia 13/10, sábado. Mas amanhã, feriado, não poderá acontecer no SESC. No way, gente.

Repassem isso a todos que puderem, e aceito sugestões p/ o dia de amanhã.

[]s,”

Portanto peço aos amigos que acompanham o blog, que repassem ao maior número de conhecidos que demonstraram interesse em participar do evento.

[]’s
PopolonY2k 

A terceira (e última) MSXRio de 2012 será no Dia das Crianças (e no sábado também)!

MSX trademark

A terceira MSXRio do ano de 2012 será realizada nos dias 12 e 13 de outubro de 2012, ou seja, no fim dessa semana. Todos os cariocas, fluminenses (e porque não, brasileiros e estrangeiros) fãs do “mais mágico dos microcomputadores” estão convidados pelo grupo MSXRio a comparecer no local de sempre: No SESC Engenho de Dentro, que fica na Avenida Amaro Cavalcanti, 1661 – Engenho de Dentro (próximo à estação de trem e ao Engenhão). Começa às 10 e vai até as 18 horas. A entrada é franca, não dá para deixar de ir!

Como chegar? Clique nesse link aqui e vá para o Google Maps, e veja como chegar, aproveite que o Google Maps também indica a opção de transporte de massa, logo você não precisa ir de carro, pode ir de ônibus ou trem até o SESC. Quanto à hospedagem, sugerimos uma busca no site Otel.com, que já é uma grande ajuda. Mas os hotéis da rede Accor e da rede Formule-1 também são opções baratas e convidativas. As melhores opções são o trem e o ônibus:

  • De trem: Desça na Estação de Engenho de Dentro.
  • De ônibus: A partir do centro, pegue o 383 – Tiradentes-Realengo. A partir da Rodoviária Novo Rio, pegue o 353 – Rodoviária – Cidade de Deus.

Esperamos vocês lá!

Fonte: http://www.msxrio.com.br/
Anuncio original: http://www.msxrio.com.br/2012/10/08/a-terceira-e-ultima-msxrio-de-2012-sera-no-dia-das-criancas-e-no-sabado-tambem/

MSXDUMP vrs 0.0, liberado no SourceForge.net

Amigos, após um bom tempo sem nenhum post no blog, finalmente retorno com novidades na área de software para o MSX.

Como muitos aqui já devem saber através do post feito no MSX.ORG, na semana passada liberei extra-oficialmente a primeira ferramenta do MSX Disk Doctor (MSXDD), suite essa que eu mesmo já havia citado aqui no inicio de 2011.

O MSXDD está sendo desenvolvido como uma suite de utilitários de gerenciamento de discos para MSX, compatível com diversos tipos de formatação, como FAT12, FAT16 e até FAT32, caso algum dia o MSXDOS seja capaz de manipular esse tipo de formatação. Isso é possível devido ao mesmo ser construido sob a base de um framework escalável, , escrito em Pascal e ASM, desenvolvido paralelamente ao desenvolvimento das ferramentas do MSXDD.

Na primeira versão do MSXDD, está disponível o MSXDUMP (vrs 0.0), que é um editor de arquivos e setores, compatível com os sistemas operacionais MSXDOS e MSXDOS2 e capaz de operar com floppy disks, bem como com dispositivos conectados a uma IDE Sunrise-like, sendo que nessa versão 0.0 inicial, apenas o suporte a edição de arquivos está presente.

MSXDUMP 0.0 Main screen

MSXDUMP 0.0 Main screen

Operação

Com uma interface tradicional característica da maioria dos editores de setores, o MSXDUMP tem alguns poucos (por enquanto) shortcuts que permitem ao usuário um completo controle sobre a edição de arquivos e setores.

Os shortcuts estão descritos logo abaixo:

  • SELECT – Alterna o modo de operação das setas direcionais. Quando em modo DISK, as setas direcionais podem avançar ou retroceder o ponteiro de setor/arquivo que está sendo editado. No modo EDIT, as setas direcionais podem se movimentar pelos dados exibidos na tela, permitindo assim a edição do buffer de memória que está sendo visualizado;
  • CTRL+S – Quando em modo DISK, essa combinação de teclas salva o conteúdo do buffer carregado;
  • CTRL+A – Quando em modo DISK, avança o ponteiro de setor/arquivo, carregando e exibindo os dados do setor lido. As direcionais UP e RIGHT, quando em modo DISK, tem a mesma função de CTRL+A;
  • CTRL+R – Quando em modo DISK, retrocede o ponteiro de setor/arquivo, carregando e exibindo os dados do setor lido. As direcionais DOWN e LEFT, quando em modo DISK, tem a mesma função de CTRL+R;
  • Direcionais UP, DOWN, LEFT, RIGHT – Quando em modo EDIT, podem ser utilizadas livremente para posicionar o cursor no dado a ser modificado;
MSXDUMP 0.0 help screen

MSXDUMP 0.0 help screen

Até o final desse ano pretendo lançar mais duas versões do MSXDUMP, adicionando o suporte a edição de setores para floppy disks e por ultimo adicionar suporte a dispositivos  com capacidade suficiente para suportar FAT16, nesse caso dispositivos compatíveis com IDE Sunrise-Like.

Por enquanto deixo abaixo os arquivos, já devidamente liberados no repositório do projeto Old Skool Tech, que está hospedado no SourceForge.net.

Binários (LZH)
http://sourceforge.net/projects/oldskooltech/files/MSX/MSXDD/v0.0/msxdd-bin.lzh/download

Binários (ZIP)
http://sourceforge.net/projects/oldskooltech/files/MSX/MSXDD/v0.0/msxdd-bin.zip/download

Fontes (LZH)
http://sourceforge.net/projects/oldskooltech/files/MSX/MSXDD/v0.0/msxdd-src.lzh/download

Fontes (ZIP)
http://sourceforge.net/projects/oldskooltech/files/MSX/MSXDD/v0.0/msxdd-src.zip/download

Até lá, outras ferramentas poderão ser adicionadas à suite do MSXDD, talvez um DD.

[]’s
PopolonY2k

Referência na internet

Anuncio do MSXDUMPP 0.0 (MSX.ORG)
http://www.msx.org/news/en/msxdump-0 

Software Suite (Wikipedia)
http://en.wikipedia.org/wiki/Software_suite

Anuncio do Old Skool Tech & MSXDD (PopolonY2k Rulezz)
http://www.popolony2k.com.br/?p=377

FAT12 (Wikipedia)
http://en.wikipedia.org/wiki/Fat12

 FAT16 (Wikipedia)
http://en.wikipedia.org/wiki/Fat12#FAT16

FAT32 (Wikipedia)
http://en.wikipedia.org/wiki/Fat12#FAT32

Turbo Pascal (Wikipedia)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Turbo_Pascal

ASM Z80 (CodeWorld)
http://codeworld.wikidot.com/asm:z80

MSXDOS (Wikipedia)
http://en.wikipedia.org/wiki/MSX-DOS

Floppy Disk (Wikipedia)
http://en.wikipedia.org/wiki/Floppy_disk

Análise da Interface ATA-IDE – Tecnobytes
http://www.popolony2k.com.br/?p=409

Old Skool Tech (SourceForge.net)
http://sourceforge.net/projects/oldskooltech/

SourceForge.net
http://sourceforge.net/