Grupo de desenvolvimento de software e coisas legais para MSX

Após um bom tempo conversando com diversos amigos de listas de discussão para MSX, principalmente na MSX-All e MSXBR-L, finalmente coloquei em prática a idéia de criar uma lista específica para o desenvolvimento de software para MSX e outras plataformas old skool.

MSX trademark

Em conversa com o amigo Nivardo Cavalcanti, principal incentivador da nova lista, chegamos a uma idéia de que a mesma deveria tratar basicamente de desenvolvimento de novos projetos de software para o MSX, principalmente porque hoje temos, finalmente no Brasil, muita coisa legal em hardware, como placas de rede baseadas em Obsonet, placas de som baseadas em Moonsound, placas gráficas baseadas na V9990, IDE Sunrise-like e apesar de tudo isso, a quantidade de software para todas essas tecnologias é quase nula.

Então a idéia da lista é estudar toda a camada de software embutida em cada uma dessas tecnologias, documentar e difundir o conhecimento sobre esses e outros novos hardwares e por ultimo criar peças de software, ou bibliotecas, para controlar cada um desses dispositivos, possibilitando assim a criação de novos softwares, do mesmo nível dos existentes em outras plataformas mais modernas.

Com isso, na data de hoje, estou anunciando a criação do Grupo de desenvolvimento de software e coisas legais para MSX e afins, que está no Google Groups no endereço abaixo:

http://groups.google.com/group/gdmsx

Espero a visita e inscrição de todos os que são entusiastas da tecnologia MSX ou qualquer outra plataforma retrô, ou até mesmo aqueles que gostam de hacking, arduino ou aos que são simples entusiastas de tecnologia em geral, sintam-se em casa.

Arduino Uno logo

Qualquer discussão sobre tecnologias, impossíveis ou não, podem e devem ser fomentadas no grupo. Em nosso grupo, nunca peça desculpas por alguma pergunta que você acredita ser simples ou idiota demais, pois certamente não é simples nem idiota, ou seja, toda pergunta é válida e importante, pois muitas vezes perdemos a oportunidade de desenvolver excelentes idéias por medo de expô-las.

Bom, é isso, vida longa ao novo Grupo de desenvolvimento de software e coisas  legais para MSX e afins.

[]’s
PopolonY2k 

6 Responses

  • Vamos lá descobrir o que esse grupo de discução vai inventar…

    Pois estou até agora a esperar o MSX la da comunidade do orkut, mas tenho certeza que ele sai, afinal o povo ja anda fazendo testes.

    • Fala camarada Olicheski…

      …sobre o grupo de discussão, ainda essa semana vamos iniciar discussões bem interessantes sobre desenvolvimento para MSX.

      Aguardo sua inscrição e futuras opiniões.

      []’s
      PopolonY2k

  • Bacana, eu estou tentando fazer um MSX em FPGA, no presente momento estou fazendo um planejamento do TMS9918 e devo dizer que estou em um dilema sobre a legalidade da BIOS e outras coisas.

    Gostei muito do seu site.

    Se gosta de Old Scholl, talvez se divirta com as minhas prezapadas.

    http://www.youtube.com/watch?v=VXklnC2fITQ

    http://www.youtube.com/watch?v=iJ_CUH-Xljc

    Abracos.

    • Opa…

      …obrigado pelo pela visita.

      Sobre os vídeos, gostei bastante dos seus projetos e fico feliz por ter alguém que curte criar coisas legais para MSX e plataformas Old Skool.

      Até mesmo porque essas plataformas são o que estão mais próximos do cenário embarcado atual.

      []’s
      PopolonY2k

      • @popolony2k
        Faço das suas minhas palavras…

        Devo apenas os parabenz, pois é algo dificil hoje em dia alguem fazer essas “maquininhas” Normalmente o pessoal aprende no youtube a trocar uma memória RAM e se acha o técnico em informatica!!! Eo pior, vem estragar a iniciativa de outras pessoas.

        Como comentei la nos videos, espero que voêe continue com os projetos!

        Grande abraço.

  • […] Telegram que assolou o Brasil, após a queda do WhatsApp, aproveitei para criar mais um branch do GDMSX, no formato canal do Telegram, podendo ser acessado nesse link, ou buscando por gdmsx na lista de […]

Leave a Reply