Após quase um mês, trabalhando nos finais de semana na recuperação do MSX Expert 1.1, finalmente chegamos ao fim do processo de recuperação do gabinete desse clássico da microinformática brasileira.
O processo foi bem cansativo, pois estive trabalhando no limiar entre o sucesso e o erro, de tal forma que um único erro poderia ser irreversível e aí ao invés de um clássico remodelado, eu teria nas mãos um computador velho sem nenhum atrativo, ou seja, uma verdadeira Lata Velha.
Limpeza da parte eletrônica.
Essa é uma parte do processo que não tem maiores segredos, sendo apenas o trabalho braçal de desmontar completamente a parte interna, que nesse caso estava muito empoeirada, e no final remontar tudo novamente.
Sem mais, vamos às fotos do antes…….
…..durante…..
…..e depois da limpeza.
Conforme eu havia falado anteriormente, esse processo é braçal, ou seja, é desmontar, limpar e montar novamente, devemos apenas ficar atentos aos parafusos de fixação pois é importante que na remontagem não sobre nenhum parafuso para que a parte interna esteja completamente fixa, evitando assim futuros contatos indesejados entre fios e componentes eletrônicos.
Montagem final do gabinete
Bom, nos dois últimos artigos da série Lata Velha MSX (parte I e parte II) você acompanhou o processo de pintura do gabinete e da tampa frontal de um MSX Expert 1.1, que é um computador clássico da década de 80. Na parte II da série eu já havia comentado sobre a dificuldade de pintar essa tampa frontal do Expert, devido a suas partes estreitas principalmente no momento da aplicação do verniz.
Pois bem, a medida que vamos ficando velhos, vamos ficando mais pacientes (ou não 🙂 ) e foi essa paciência que me permitiu colher um excelente resultado na pintura da lataria do gabinete e agora também na tampa frontal do Expert.
Porque digo isso ?? Simples, após 72 horas da aplicação do verniz, assim como acontecera anteriormente na pintura da lataria, o verniz assentou e fixou de tal forma na peça, que as pequenas e até as grandes imperfeições do processo de aplicação do verniz praticamente desapareceram, ou seja, a paciência é uma benção.
Para demonstrar o resultado final, nada melhor do que imagens……..
….mais imagens….
Conforme pode ser visto nas imagens frontais acima, coloquei detalhes em vermelho na parte superior aos slots frontais da máquina e também na divisória inferior que separa as cores preta da prata da peça.
O processo foi simples e consiste de cortar uma tira fina de uma fita vermelha, podendo ser uma fita do tipo durex vermelho ou uma daquelas fitas vermelhas de demarcar solo e adesivar a parte desejada. No meu caso escolhi a ultima opção por ser mais consistente e durável. A material escolhido foi a Fita de demarcação de solo Adelbrás, mas outras marcas como a 3M, também frabricam produtos similares.
Achei melhor usar a fita de demarcação de solo pelo simples motivo da cor obtida nesses materiais não estar em uma camada de tinta superior e sim na composição da própria fita, ou seja, não irá desbotar ou perder a cor em caso de arranhões, lembrando que existem outras alternativas de cor para esse produto.
Bom, vou finalizando essa etapa do processo de restauração do MSX Expert 1.1. No próximo post vou iniciar um outro desafio que é o de recuperar o teclado dessa máquina.
[]’s
PopolonY2k
Referência na internet
Lata Velha MSX – Parte I
http://www.popolony2k.com.br/?p=1132
Lata Velha MSX- Parte II – Troubleshoot
http://www.popolony2k.com.br/?p=1158
Coitado do peixe, que aquario pequeno.
É….
….Beta !!!
X)
[]’s
PopolonY2k
Santa engenharia, Batman! Essa nem o coringa faria
hahahaha
Robin….
….vc é um menino….eu te criei !!!
🙂
[]’s
PopolonY2k