Old Skool Tech – Novo projeto no SourceForge.net

Fuçando os meus disquetes de MSX para ver se achava alguma coisa interessante e também para ver se os jogos funcionavam após 20 anos, tive a grata surpresa de encontrar um software que eu estava desenvolvendo em 1995, chamado MSXDD, ou MSX Disk Doctor.

A idéia do MSXDD era ser um conjunto de ferramentas utilitárias para manipulação, edição, correção, formatação, copia, ….e etc, de discos. O software está escrito todinho em Turbo Pascal, com rotinas Inline em Z80 ASM.

Após essa grata surpresa decidi abrir um novo projeto, que entra para a minha lista de projetos Open Source como os que estão aí na seção Local Network no lado direito da página. O projeto é o Old Skool Tech, que será um repositório com todos os softwares que eu fiz e que vou fazer para plataformas antigas, aka MSX, AMIGA, Commodore 64, Atari, etc…, tudo liberado sob a licensa GPLv3.

Já adicionei os 3 primeiros módulos da biblioteca base que foi desenvolvida para dar suporte ao  desenvolvimento do MSXDD, que na época já contava com um editor hexadecimal de arquivos e setores. Infelizmente não avancei no desenvolvimento de tudo o que eu queria para o MSXDD, porém nunca é tarde para recomeçar.

Os módulos já liberados são:

  1. MSXDOS.PAS – Biblioteca de funções de baixo nível para manipulação de rotinas internas do MSXDOS, arquivos, DPB (Disk Parameter Block), leitura e gravação de setores, etc…
  2. MEMORY.PAS – Helper functions para manipulação de memória;
  3. DOSTEST1.PAS – Programa de teste da MSXDOS.PAS (Mostra conteúdo do DPB de um disco);

.

Segue o link para o código que já está no SVN do projeto. Não postei todo o código das bibliotecas e também do core do MSXDD porque os comentários do programa estão em português e desejo traduzir tudo para o Inglês, bem como fazer algumas otimizações de código e por enquanto só os 3 módulos que estão lá no SVN.

http://oldskooltech.svn.sourceforge.net/viewvc/oldskooltech/msx/trunk/msxdos/pascal/

Com certeza muitos outros projetos que desejo iniciar para micros antigos terão seus códigos liberados nesse repositório no SourceForge.net.

Bom, é isso aí.

Inté.

PopolonY2k

Print Friendly, PDF & Email

7 thoughts on “Old Skool Tech – Novo projeto no SourceForge.net”

    1. Então….dá uma destrinchada nesse seu projeto do MSX ARM e constrói algo pois aí eu faço um post aqui e um review do que vc tá fazendo.

Leave a Reply