A link to the future

É possível fazer um modelo de plugins que seja capaz de expandir uma tecnologia para fazer muito mais do que ela foi projetada ?

O Super NES (SNES) é a prova de que quando uma arquitetura é projetada focando a expansibilidade e um alto grau de acoplamento futuro, a mesma ultrapassa os limites para a qual fora concebida.

Além da potência superior a qualquer concorrente da época, essa “potência” poderia ser multiplicada futuramente através de expansões via cartucho.

SNES block diagram

A diferença entre o BUS de cartucho do SNES e seu principal concorrente, o Mega Drive, é que os BUSes internos do SNES eram todos interconectados, possibilitando acesso direto entre os chips internos e externos e com isso vários jogos embutiram diversas tecnologias extras ao SNES através do sistema de cartuchos, como co-processadores matemáticos, DSPs, chips compressores/decompressores de dados e até outros processadores capazes de rodar como um “core” independente, inclusive podendo “interromper” um ao outro.

Bom, parece que o segredo sempre foi a “engenharia” das coisas mesmo. 😉


[]’s
PopolonY2k

Referência na internet

https://en.wikipedia.org/wiki/List_of_Super_NES_enhancement_chips

https://hackaday.com/2015/11/06/winning-the-console-wars-an-in-depth-architectural-study/

Print Friendly, PDF & Email

One thought on “A link to the future”

Leave a Reply