Desenvolvendo com OpenMSX

Acredito que toda, ou grande parte da comunidade MSX conheça o excelente emulador OpenMSX, principalmente os usuários de Linux e MacOSX.

Bom, confesso que depois de voltar a ativa no mundo MSX, eu utilizo uma máquina real em 100% do meu tempo desenvolvendo coisas, até porque não jogo no MSX há anos. Entretanto desde o último ano, não tenho conseguido tempo para estar à frente da minha máquina de desenvolvimento preferida, que é o meu MSX TurboR A1ST com 1MB de RAM, IDE Tecnobytes com 8GB de Compact Flash, Expansor de slots ACVS, placa de rede Obsonet Tecnobytes, dentre outras coisas que estão conectadas nessa máquina.

Desde o início dos anos 2000, senão me engano lá por 2002 ou 2003, quando a “batalha de emuladores” era mais intensa entre os RuMSX, ParaMSX, fMSX e seus mais diversos sabores, duas opções “definitivas” começaram a se fundamentar no meio da comunidade MSX mundial e hoje reinam absolutas em sua preferência.

Estou falando do BlueMSX e do OpenMSX.

BlueMSX LogoBlueMSX logo

Usei muito o BlueMSX, principalmente quando jogava no emulador, mas como desenvolvedor, percebi desde cedo que o OpenMSX se tratava de um projeto mais aberto e poderoso no que diz respeito a sua utilização no desenvolvimento de novos projetos, sejam de hardware ou de software, além do fato de seu projeto ser extremamente bem feito, com um código muito bem escrito e documentado, além de ser multiplataforma.

openmsxOpenMSX logo

OpenMSX como plataforma de desenvolvimento.

Além de já ter sido vastamente utilizado como plataforma para desenvolvimento de hardware, em projetos como o MSXARM, o OpenMSX é uma excelente plataforma de desenvolvimento de software, principalmente pelo fato do mesmo emular quase todos (ou todos) os dispositivos que podem ser conectados a um MSX real, como os famosos LaserDiscs, por exemplo.

Por esse motivo e também incentivado pela série que vem sendo escrita no site de Javier Lavanderia, sobre programação para MSX utilizando MSX C, eu decidi que era hora de testar o nível de compatibilidade do OpenMSX, bem como todas as capacidades desse emulador, no desenvolvimento de novos projetos para MSX.

OpenMSX console

O OpenMSX possui um console embutido, que você ativa toda vez que pressiona F10 e a partir daí, em paralelo com a emulação, é possível interagir com a máquina utilizando um conjunto extenso de comandos disponíveis no emulador, conforme pode ser visto nesse link aqui.

Inclusive, via comandos Tcl, você pode controlar o emulador utilizando uma interface através de alguns meios de comunicação disponíveis no emulador, como pipes, named pipes, a saída padrão (stdio), TCP Sockets e UNIX domain sockets, ou seja, é um emulador modular ao extremo, permitindo até que você escreva seu próprio launcher, caso não esteja satisfeito com o OpenMSX Catapult, que para mim poderia ter sua interface tão poderosa e até mais do que a do emulador BlueMSX por exemplo.

Abaixo segue um excelente vídeo demonstrando essa integração do OpenMSX com Tcl/Tk, através do console de Tcl embutido nesse emulador.

Integrando OpenMSX com Tcl

Preparando seu disco.

Apresentado o console do OpenMSX, agora vale a pena citar um comando muito especial e poderoso, o diskmanipulator.

Resumidamente, o diskmanipulator é capaz de criar imagens de disco bem como gerenciar seu conteúdo. As imagens criadas são compatíveis com FAT12 e FAT16 e poderão ser utilizadas no OpenMSX como floppy disks comuns e também como hard disks  IDE.

OpenMSXOpenMSX console

A página de instruções do diskmanipulator contém diversas explicações de como criar imagens para discos flexíveis de 720Kb, discos rígidos com partições de FAT12 e FAT16, bem como instruções de como importar dados para esses discos a partir do disco local da máquina host em que o OpenMSX está sendo executado.

Como o objetivo desse post é justamente apresentar o OpenMSX como uma plataforma real para desenvolvimento de softwares para MSX, então preparei um disco com duas partições, sendo a primeira FAT12 e outra FAT16, com diversos softwares específicos para o desenvolvimento de software no MSX. Segue abaixo a lista do que atualmente está contido no disco criado e pronto para usar:

DRIVE A: (FAT12)

MSXDOS2 operating system compatible

[DEV]     (Editors, compilers, assemblers and general purpose development tools)
—|———[M80] (Microsoft/ASCII – Z80 Assembler)
—|———[DEVPAC80] (HiSoft Z80 Assembler)
—|———[TP33] (MSX Computer club Turbo Pascal 3.3 compiler)
—|———[TP3] (Borland Turbo Pascal 3.00A compiler)
—|———[TED] (MSX2.0 and higher Text Editor)
—|———[APED] (MSX2.0 and higher Text Editor)
—|———[TOR] (MSX1&2 text editor)

DRIVE B: (FAT16)

[PROJECTS]   (Projects source code)
——-|—-[PASCAL] (Turbo Pascal compatible source code)
——-|———|
——-|———|——[PCX]  (Source code for PCX file format handling)
——-|———|——[INLASS] (Turbo Pascal Inline assembler)
——-|———|——[MKINL] (Another Turbo Pascal Inline assembler)
——-|———|——[PMLINK] (Another Turbo Pascal Inline assembler)
——-|———|——[INLINE] (Another Turbo Pascal Inline assembler)
——-|———|——GRAPH.INC (Graphical library for MSX)
——-|———|——PARSE.INC (Command line parameter parser)

Lembrando que essa é apenas uma configuração de disco inicial em que ainda estou trabalhando, portanto no futuro certamente serão adicionados a esse hard disk, os pacotes do MSXC (1 e 2), HiSoftC, dentre outras excelentes ferramentas destinadas ao desenvolvimento de software para o MSX.

Baixando e usando o hard disk

O harddisk citado acima, pode ser encontrado nessa URL aqui, e de fato é um compartilhamento de minha pasta do DropBox que deixo disponível à comunidade. Os arquivos dessa URL serão atualizados com o tempo, visando a adição de novos compiladores e ferramentas de desenvolvimento para a plataforma MSX.

Nesse mesmo link você encontrará dois arquivos, os quais descrevo abaixo:

dev_hd.dsk -A imagem de 64MB com as duas partições (A: FAT12 e B: FAT16) pronta para uso no OpenMSX;
dev_hd.tcl  – Script Tcl utilizado para dar boot no OpenMSX, usando a imagem de disco acima;
Passos para utilização do disco no OpenMSX:
    1. Baixe esses dois arquivos em qualquer diretório de sua máquina. O único ponto de atenção a ser tomado é que esses dois arquivos devem estar no mesmo diretório pois o script TCL <dev_hd.tcl>, busca pela imagem do hard disk no mesmo diretório em que o script está sendo executado;
    1. Abra o OpenMSX utilizando a sua configuração de máquina preferida;
    1. Com o OpenMSX rodando, pressione a tecla F10, para invocar o console Tcl do OpenMSX;
    1. Já na tela do console, digite o comando abaixo:
      source <caminho_onde_você_baixou_a_imagem_de_disco_e_o_arquivo_tcl/dev_hd.tcl>
    1. Pressione <ENTER>
  1. Divirta-se 🙂

Pronto, o seu OpenMSX irá reiniciar já fazendo boot com a imagem de hard disk que você baixou no link acima.

Isso é apenas uma pequenina amostra do potencial desse que, para mim, é o melhor e mais completo emulador da plataforma MSX, na atualidade.

Fiquem antenados nos novos updates da imagem de disco, que disponibilizei no link do Dropbox.

[]’s
PopolonY2k

Referência na internet

OpenMSX home
http://openmsx.org/

Linux (Wikipedia)
https://en.wikipedia.org/wiki/Linux

MacOSX (Wikipedia)
https://en.wikipedia.org/wiki/OS_X

RuMSX home
http://www.lexlechz.at/en/software/RuMSX.html

ParaMSX (MSX.org)
http://www.msx.org/news/emulation/en/paramsx-048b

fMSX home
http://fms.komkon.org/fMSX/

BlueMSX home
http://www.bluemsx.com/

MSXARM primeiro teste de hardware (PopolonY2k Rulezz)
http://www.popolony2k.com.br/?p=2074

LaserDisc (Wikipedia)
https://en.wikipedia.org/wiki/LaserDisc

Relearning MSX (Lavanderia.net)
http://www.lavandeira.net/relearning-msx/

OpenMSX console commands.
http://openmsx.org/manual/commands.html

Tcl Tk home
https://www.tcl.tk/

Controlling OpenMSX
http://openmsx.org/manual/openmsx-control.html

Pipe communication
http://www2.cs.uregina.ca/~hamilton/courses/330/notes/unix/pipes/pipes.html

Named Pipes (Wikipedia)
https://en.wikipedia.org/wiki/Named_pipe

Network socket (Wikipedia)
https://en.wikipedia.org/wiki/Network_socket

UNIX domain sockets
https://en.wikipedia.org/wiki/Unix_domain_socket

DiskManipulator (OpenMSX)
http://openmsx.org/manual/diskmanipulator.html

PopolonY2k’s OpenMSX development hard disk (DropBox sharing)
https://www.dropbox.com/sh/smo2dz1kwl6wvfm/AAAYfFbZGjoksmoIRE4TlwPGa?dl=0

DropBox website
http://www.dropbox.com

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10 thoughts on “Desenvolvendo com OpenMSX”

  1. Aqui um video do openmsx com uma versao modificada para suportar um plugin externo na forma de uma DLL. Neste caso em particular o plugin eh um emulador do hardware do MSXARM e tem como objetivo facilitar o desenvolvimento da firmware e testar o mesmo com varios dispositivos e maquinas MSX diferentes: https://www.youtube.com/watch?v=bEIdZhM_kcA

    Disponibilizei o codigo fonte da versao modicada do openmsx com suporte para plugins: https://bitbucket.org/msxarm/openmsx/commits/branch/cartridge_plugin

  2. Excelente artigo!!!
    E parabéns em disponibilizar as imagens dos discos para desenvolvimento! Agora não tenho desculpa de não começar a fazer algo em Pascal!
    Dúvida : essas imagens contemplam aquelas bibliotecas de Pascal que você organizou?

    1. Olá Necron…

      …obrigado pelo comentário e por prestigiar o artigo.

      Essa imagem de disco ainda não contempla a minha biblioteca de Pascal/ASM, entretanto você pode acessá-la no repositório do projeto disponível no SourceForge.net em http://sourceforge.net/p/oldskooltech/code/HEAD/tree/msx/trunk/msxdos/pascal/, ou até mesmo no SVN do projeto.

      Como ainda estou no meio de um desenvolvimento para MSX e por conta disso ainda existem modificações sendo feitas nessa biblioteca, por esse motivo quero primeiro finalizar esse desenvolvimento para aí sim disponíbilizar a ultima versão dos fontes nessa imagem do DropBox.

      []’s
      PopolonY2k

  3. Opa, parabéns! grande artigo!
    Uma dúvida: o quanto é viável usar o openmsx pra iniciar um desenvolvimento de hardware? eu vi o post sobre a dll e a versão modificada do emulador, mas com a versão vanilla é possível digamos, testar algo como o ¨Projeto hardware¨ ou outro do tipo?
    []`s

    1. Acho que na verdade o openmsx nunca foi usado para desenvolver hardware da forma que foi implementado para a proposta do MSXARM.

      Disponibilizei o codigo fonte do openmsx modificado que permite criar um cartucho MSX generico na forma de uma DLL Windows, mas se voce quiser usa-lo ainda eh necessario escrever um programa em C/C++ no Microsoft Visual Studio e gerar uma DLL do dispositivo que sera emulado e que representa o hardware a ser desenvolvido. A vantagem desta abordagem:
      – Dependendo do tipo de cartucho eh possivel o desenvolvimento de software da firmware para o novo dispositivo sem a necessidade de implementar o hardware real.
      – Facilita a depuracao. Lembrando que eh um dispositivo emulado entao a fase final de depuracao eh no hardware real mesmo
      – O desenvolvimento/depuracao de software pode ser feito em paralelo no hardware real/emulado
      – Eh possivel implementar testes unitarios usando o openmsx TCL scripts para testar o novo hardware

        1. Desvantagens da abordagem
          – Eh necessario um bom conhecimento em desenvolvimento de software para plataforma Windows usando o Microsoft Visual Studio
          – Alem de projetar o hardware real eh necessario codificar o plugin do cartucho emulado. Alguns projetos de hardware nao demandam muito esforco na codificacao porem para projetos complexos pode nao valer a pena o esforco.

    2. Olá Flávio…

      …obrigado por prestigiar o artigo.

      Quanto a viabilidade de usar o OpenMSX para iniciar um desenvolvimento de hardware, acredito que o Rogério já esclareceu.

      []’s
      PopolonY2k

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