R.I.P MSN !!!

Finalmente a rede MSN está fora do ar. No ultimo dia 31 de outubro a Microsoft iniciou o desligamento dos servidores que ainda mantinham a rede MSN ativa.

Apesar do anúncio feito há quase 2 anos de que o MSN seria desativado em favor do Skype, a Microsoft manteve os servidores MSN ativos graças ao mercado Chinês que obrigava a empresa a manter o serviço, principalmente por conta de contratos com empresas locais de telefonia que contavam com o MSN como parte do pacote de serviços mobile disponíveis em seus planos aos usuários chineses.

Por conta disso, desde o anúncio da “morte” da rede MSN em 2012, ainda era possível acessar essa rede utilizando clientes não oficiais como o PlanetaMessenger.org, Adium, PidginIM e MirandaIM. Um pouco mais de 1 mês após o último anúncio da desativação dos servidores MSN, finalmente chegou o momento em que podemos dizer que a rede está fora do ar e dessa vez foi para talvez nunca mais voltar.

Damned skype

Damned Skype

Digo isso pois essa semana o plugin MSN do projeto Open Source que mantenho há mais de 13 anos, o PlanetaMessenger.org, não consegue mais estabelecer conexão com o Dispatcher Server (*) do serviço MSN, bem como outros clientes mobile para Android, como o IM+.

(*) Dispatch Server é um dos servidores da rede MSN que informam qual o Notification Server (*) está disponível para o cliente se conectar.

(*) Notification Server é um dos servidores da rede MSN que providenciam alguns serviços como login, notificação de presença, lista de contatos, etc…

Isso já havia acontecido no passado, exatamente em outubro de 2003, entretanto naquele mesmo ano, alguns meses antes já era conhecido que a Microsoft bloquearia os clientes não oficiais que usavam a rede MSN com protocolos anteriores ao MSNP8. Por esse motivo eu fiz a engenharia reversa do protocolo MSNP8 do cliente oficial e implementei o novo modelo de autenticação SSL e demais pacotes necessários, na biblioteca do plugin MSN do PlanetaMessenger.org denominada JMML (Java MSN Messenger Library), e voilá, após isso a Microsoft nunca mais conseguiu retirar o PlanetaMessenger.org da rede MSN.

Se passaram mais de 10 anos e nesse intervalo eu vi o PidginIM, Adium e o MirandaIM terem suas implementações do protocolo MSN bloqueadas várias vezes, obrigando-os a fazer patches de correção para manter seus clientes conectados na rede MSN, entretanto a implementação do protocolo MSN do PlanetaMessenger.org (JMML) se manteve firme e forte nesse intervalo de tempo, nunca tendo sido afetada por esses bloqueios, apenas recebendo atualizações pertinentes a correções de bugs e problemas de segurança.

O mesmo aconteceu para os projetos que utilizaram a biblioteca JMML para se conectar na rede MSN, pois até onde sei alguns grandes nomes desse mercado de clientes e servidores de mensagens instantâneas, como o projeto OpenFire da Ignite realtime/JiveSoftware jamais tiveram nenhum problema de acesso à rede MSN, enquanto utilizaram a JMML em seu core.

R.I.P MSN

R.I.P MSN

Agora apenas me resta deixar que a JMML descanse em paz junto com a rede MSN……ou quem sabe fazer um servidor compatível com MSN . 🙂

Enjoy.

[]’s
PopolonY2k

Referência

MSN – Windows Live Messenger (Wikipedia)
http://en.wikipedia.org/wiki/Windows_Live_Messenger

Skype official website
http://www.skype.com/

Microsoft official website
http://www.microsoft.com

PlanetaMessenger.org official website
http://www.planetamessenger.org

Adium official website
https://adium.im/

PidginIM official website
https://pidgin.im/

MirandaIM official website
http://www.miranda-im.org/

IM+ mobile messenger
https://plus.im/

MSNP8 Protocol (Wikipedia)
http://en.wikipedia.org/wiki/Microsoft_Notification_Protocol#MSNP8

PlanetaMessenger.org Libraries (JMML, DJcq2k, ComVC, …)
http://sourceforge.net/projects/pmlibs/

OpenFire (Ignite realtime/Jive Software)
http://www.igniterealtime.org/projects/openfire/

Ignite realtime/Jivesoftware about page
http://www.igniterealtime.org/about/index.jsp

PlanetaMessenger.org’s Sourceforge.net project’s page
http://sourceforge.net/projects/planeta/

News about MSN network ending.
http://www.neowin.net/…/msn-messenger-will-finally-shut-dow…
http://www.windowscentral.com/msn-messenger-shut-down-china…

One Response

Leave a Reply