Teste da TV/Monitor SAMSUNG T22B300

Desde que a tecnologia de TV’s e monitores expandiu de maneira quase que ilimitada nos ultimos 10 anos, os usuários e saudosistas de retrocomputação em geral (isso envolve os video-games também) tem buscado alternativas de vídeo que sejam pelo menos razoáveis para a utilização nos antigos consoles.

Quem vive no mundo de computadores antigos sabe da dificuldade de adaptar monitores para uso em saídas RGB, ou até mesmo VGA, devido a diversas limitações tanto do hardware antigo, quanto do hardware moderno em se compatibilizar com o hardware antigo, o que por vezes acaba nos obrigando a fazer algumas adaptações nos equipamentos mais antigos, ou até nos mais novos, para que possamos ter algo aceitável para uso diário.

Como eu sou extremamente purista, eu evito sempre alterar os meus computadores antigos, exceto no caso de alguns que não tem jeito mesmo, ou que eu vou utilizar como laboratório para criação de novos projetos.

Voltando ao assunto, nos ultimos 5 anos eu tenho sentido cada vez mais a dificuldade de conseguir utilizar o MSX e também o AMIGA em monitores modernos e sempre nesses casos acabo apelando para os famosos adaptadores de video componente/S-VIDEO para VGA, como o que foi analisado pelo site parceiro, Casa dos Nerds e que pode ser lido aqui, nesse link.

Se você ler o post do Casa dos Nerds saberá que para máquinas PAL-M, através da saída de vídeo componente, a imagem fica inaceitável portanto os felizes possuidores de  máquinas como o HotBit HB8000, que só possui uma saída de vídeo que é justamente a mesma do caso citado,  terão problemas com esse e outros adaptadores similares.

Uma solução, para quem não quer modificar seu computador, é utilizar esse adaptador com computadores que tenham saída S-VIDEO, como os Panasonic WSX e os MSX TurboR, entretanto não é todo mundo que tem a sorte de ter esses computadores, que diga-se de passagem estão dificeis de encontrar no mercado, então fica uma segunda alternativa que é utilizar computadores com saída RGB, como os MSX Expert, tendo o trabalho extra de construir um cabo para utiliza-los em monitores tão raros ou até mais do que qualquer micro MSX com saída S-VIDEO :).

Para mim a solução mais rápida e acessível está nos novos monitores que existem no mercado, e que ainda tem entrada de vídeo componente (algumas compartilhadas com de vídeo composto), além das entradas de HDMI e VGA. E é com base nessa solução que montei um vídeo demonstrando uma feliz surpresa que descobri meses depois que já havia comprado para uso doméstico diário.

Estou falando da TV/MONITOR SAMSUNG T22B30, que além de ser uma excelente TV de LED com entrada VGA, Video Composto (compartilhado com video componente), HDMI, excelente qualidade de imagem (Full HD) e som, descobri ser excelente alternativa para nossos vídeo-games e computadores old skool, uma vez que a imagem no vídeo composto é excelente, tanto que para confirmar fiz um vídeo com a maioria das máquinas que tenho aqui, que vão desde um MSX1 (HotBit), passando pelo HitBit HB-T7 (MSX2), MSX TurboR A1ST (A1GT só tem S-VIDEO, além de RGB) e finalizando no AMIGA A600.

Eu também cheguei a testá-lo no meu Commodore 64 com o mesmo sucesso dos demais micros, entretanto a qualidade da gravação ficou tão ruim que me impossibilitou adicionar esse teste no video montado, mas pode acreditar que funcionou :).

TV/Monitor Test (SAMSUNG T22B300)

UPDATE: Apenas o cartão Gradiente 80 colunas+RS232C apresentou imagem instável quando utilizado na SAMSUNG T22B300.

UPDATE2: Todos os testes foram realizados utilizando apenas as saídas de vídeo componente dos computadores;

Por ultimo, para alegrar o ambiente ainda mais, deixo um segundo vídeo com o tema da abertura de Aleste 2 sendo tocada em um teclado sintetizador Roland E-09 através da MIDI Pac, rodando em um MSX 2 HitBit HB-T7.

Aleste 2 on MIDI Pac+Roland E-09 Keyboard

[]’s
PopolonY2k

Print Friendly, PDF & Email

11 thoughts on “Teste da TV/Monitor SAMSUNG T22B300”

  1. Muito bom pela sua grande experiência do MIDI PAC. Pena que toca MIDI pelo só com FM. Devia reconhecer o SCC , OPL1, e outros que suporta o MSX. E toca o PSG com som do MIDI também?

    1. Opa Chung…

      …na verdade o SOM dos demais chips continua tocando na saída de audio do MSX.

      []’s
      PopolonY2k

  2. Só não ficou muito claro uma coisa nessa explicação do monitor Samsung (ou eu não li direito ou não entendi): qual o tipo de conexão que você utilizou nos testes com o monitor? Video Componente, VGA, se usou o Lm1881,…?

    1. Buenas Kadoya…

      …sobre a sua duvida na verdade ficou meio “no ar” essa questão sobre que conector utilizei mas foi proposital.

      No texto eu digo que sou purista e evito fazer alterações em meus micros, sendo assim todos os micros foram utilizados com suas saídas originais “de fábrica”, ou seja, HotBit foi utilizado com a saida de vídeo componente, HitBit, TurboR, AMIGA A600 e C64 idem.

      Sem LM, sem cabos adicionais, sem RGB…apenas vídeo componente comum.

      []’s
      PopolonY2k

      1. PopolonY2K,

        você quis dizer vídeo composto ao invés de vídeo componente, certo?

        Parabéns pelo blog. Abração!
        Ritcho.

        1. @Ritcho revisei o texto e achei o ponto onde estava trocado o vídeo componente pelo vídeo composto, obrigado.

          Na verdade eu tenho um problema com esse termo vídeo composto, pois eu sempre penso nele em Inglês (Video Composite) e escrevo Video Composto.

          Maldita falsa cognata !!!

          🙂

          []’s
          PopolonY2k

    1. Opa Marcio….

      …talvez eu tenha deixado com que o “video respondesse” a essas questões e certamente falhei em deixar o texto sem essa informação confiando que essa informação estaria implicita no vídeo, por exemplo pelo uso do HotBit (que tem apenas a saída de vídeo componente, convencional).

      Mas foi como respondi anteriormente ao Kadoya, foi utilizado apenas a saída de vídeo componente da TV e consequentemente dos computadores usados no video demo.

      []’s
      PopolonY2k

  3. Olá,

    Não sei se tem muito a ver com os teus testes, mas comprei esse modelo de TV e não tem saída para fone de ouvido.

    Li alguns fóruns, mas não entendi direito… rsss!!

    As saídas na parte de trás, parece que só tem ‘IN’ então não sei se da pra usar um adaptador.

    Você sabe me dizer se existe alguma possibilidade de adaptação pra eu usar fone de ouvido?

    Valeu!

    1. Rodrigo buenas.

      Pois então, essa TV não tem saída de fone de ouvido.

      Acredito que é mais uma TV/Monitor para uso geral mesmo.

      Para uso nos MSX e micros antigos está se saindo muito bem.

      []’s
      PopolonY2k

  4. meu primo tem um esse montir e uma placa de video compativel pa ausar oculos 3d, como eu escolho para presentear ele, vi que tem ativos e passivos.
    obg

Leave a Reply