Tetrastar – Chiptune electronic music

Quem, na década de 80, poderia imaginar que algum dia seria moda se vestir como nerd e que teríamos programas de TV exaltando o estilo nerd e até mesmo que os nerds estariam no controle das maiores corporações mundiais e que influenciariam na musica, forte instrumento da cultura pop mundial, com produções feitas com as mais modernas tecnologias e/ou até mesmo utilizando computadores e video games com nada mais, nada menos que 20 a 30 anos de idade.

Pois bem, na TV é impossível hoje não conhecer a série do Warner Channel, denominada The Big Bang Theory, que com o seu protagonista, Sheldon Cooper, tem influenciado cada vez mais jovens, divulgando assim a cultura nerd e a tornando objeto de desejo :).

The Big Bang Theory

Na área musical temos percebido, principalmente nos últimos 4 anos, um movimento musical denominado Chiptune music, que é basicamente a produção musical utilizando chips de som criados na década de 80, ou até mesmo antes, presente basicamente em computadores antigos, sendo destaque nessa área os Commodore 64, ZX Spectrum/MSX e também video games como Super NES (aka Super Nintendo no Brasil) e Sega Genesis (aka Mega Drive no Brasil).

Até hoje o chip do Commodore 64, o SID, é cultuado como o melhor chip para criação musical no movimento chiptune, sendo utilizado por seus adeptos, seguido pelo chip da General Instruments, AY-3-8910, utilizado pela grande maioria dos computadores da década de 80, incluindo o ZX Spectrum e MSX.

É nesse cenário do movimento chiptune que, navegando em sites internacionais e fóruns, tomei conhecimento de uma dupla de musica eletrônica denominada Tetrastar, que é basicamente formada pelo próprio produtor da dupla, Oliver Hindle e da vocalista, Jaylyn Coffin.

TetraStar - Eletronic music duo

A dupla foi formada em 2010, atuando basicamente no cenário indie  e recentemente liberou para download em seu site o seu primeiro álbum denominado Song’s we didn’t Write (canções que não escrevemos – tradução livre), que basicamente são musicas de outros artistas que foram reestilizadas e produzidas por eles utilizando sintetizadores, Commodore 64, Nintendo Game Boy e NES.

É perceptível os diversos arranjos feitos pelo NES e Game Boy (que por vezes se parece muito com sons de ZX Spectrum/MSX) em todas as musicas da dupla com a marcante batida eletrônica, aliada a excelente voz da cantora Jaylyn Coffin, fazem do Tetrastar uma excelente surpresa no cenário da musica indie e porque não dizer da musica chiptune.


Tetrastar – Crank That

 25/01/2012 – UPDATE

Recentemente TODOS os vídeos oficiais do Tetrastar foram removidos do Youtube e o site oficial http://tetrastar.co.uk, é redirecionado para o site do grupo original do produtor, Oliver Hindle, o SuporPowerLess (http://www.superporwerless.co.uk), o que nos deixa com uma interrogação sobre o futuro do Tetrastar.

Atualizei o vídeo que existia anteriormente, Float On, para o clip Crank That, que ainda não foi removido do Youtube.

[]’s
PopolonY2k

Referência na internet

Definição de Nerd (Wikipedia)
http://pt.wikipedia.org/wiki/Nerd

Warner Channel
http://www.warnerchannel.com/

The Big Bang Theory (Wikipedia)
http://en.wikipedia.org/wiki/The_Big_Bang_Theory

Sheldon Cooper (Wikipedia)
http://en.wikipedia.org/wiki/Sheldon_Cooper

Chiptune Music (Wikipedia)
http://en.wikipedia.org/wiki/Chiptune

Commodore 64 (Wikipedia)
http://en.wikipedia.org/wiki/Commodore_64

ZX Spectrum (Wikipedia)
http://en.wikipedia.org/wiki/ZX_Spectrum

MSX (Wikipedia)
http://en.wikipedia.org/wiki/MSX

Super NES (Wikipedia)
http://en.wikipedia.org/wiki/Super_nes

Sega Genesis (Wikipedia)
http://en.wikipedia.org/wiki/Sega_Genesis

MOS Technology SID (Wikipedia)
http://en.wikipedia.org/wiki/MOS_Technology_SID

General Instruments AY-3-8910 (Wikipedia)
http://en.wikipedia.org/wiki/General_Instrument_AY-3-8910

Tetrastar official page
http://tetrastar.co.uk/

Superpowerless (Oliver Hindle Wikipedia)
http://en.wikipedia.org/wiki/Superpowerless

Independent Music (Indie music – Wikipedia)
http://en.wikipedia.org/wiki/Independent_music

Songs we didn’t write post (Official website)
http://tetrastar.co.uk/?p=62

Nintendo Game Boy (Wikipedia)
http://en.wikipedia.org/wiki/Nintendo_Game_Boy

Nintendo Entertainment System (Wikipedia)
http://en.wikipedia.org/wiki/Nintendo_Entertainment_System

Print Friendly, PDF & Email

4 thoughts on “Tetrastar – Chiptune electronic music”

  1. Boa materia.

    Mas não conheço esse tal de The Big Bang Theory =^)

    Sobre os chiptune, eu sempre gostei, e acho que todos nós que “pegamos” a época dos video games assim, com musicas de blip-blap-blup gostamos,nos lembra algo, uma época e como a moda nerd esta ai…

    Mas sobre esta banda em si, TetraStar,o som é interesante, mas curto o chiptune em si, apenas o chipsound, sem vocal ou outro instrumento, fica mais divertido, pelo menos para mim, um exemplo é a banda IAYD, no youtube tem varios videos, se der uma procurada, verás que o campo é fértil.

    grande abraço.

    1. Pois é camarada Olicheski…

      ….era uma questão de tempo o saudosismo bater no mundo dos games.

      Quanto ao Big bang theory….o pessoal tá falando bastante….assista quando puder….vc vai gostar, eu acredito.

      []’s
      PopolonY2k

  2. Essa série The Big bang Theory passa no Warner Channel e é muito hilária, eu mesmo já baixei os primeiros 3 anos da série e recomendo, fácil de achar nos torrents e a legenda no legendas.net.
    Tem um capitulo que inclusive tem a participação do Steve Wozniak.

  3. Baixei o album do Tetrastar pelo site deles, é gratuito.

    MUUUUITO BOM, principalmente Chop Suey, a interpretação feminina e ainda com samplers e chiptune ficou fantástico ouvindo no talo com um bom subwoofer.

    Valeu pela recomendação!

Leave a Reply