Apesar de a humanidade viver um período de maior criação de toda sua existência, eu acredito cegamente que subutilizamos tudo o que temos, incluindo técnicas e tecnologias dos ultimos 50 anos e com isso acabamos por nos desfazer de coisas que são úteis apenas porque existe algo mais novo no mercado e dessa forma gastamos tempo no aprendizado de como utilizar o “novo” da mesma forma como faziamos no “velho“, e também desperdiçamos recursos financeiros e, indiretamente, recursos naturais.
Por esse motivo, e também para comemorar o primeiro ano de existência do blog PopolonY2k Rulezz, durante o segundo ano de vida do blog vou utilizar o tema Grassland 2.0.0 do WordPress, que exalta a economia e preservação dos recursos naturais da Terra, o que tem tudo a ver com Retrocomputing sob meu ponto de vista, uma vez que se você continuar utilizando ao máximo os recursos de sua tecnologia antiga, com certeza menos PC’s novos serão produzidos e menos o nosso planeta será agredido pelos males que essa cadeia de produção e consumo causam a ele.
Talvez você esteja achando que sou completamente maluco ao afirmar essas coisas….hummmmmm, talvez você não pense assim depois de saber que o WWF fez um relatório que demonstra que o poder de consumo do ser humano supera o poder de recuperação do planeta, conforme esse link aqui do site oficial do WWF.
O que dizer do reconhecido site, The History of Stuff (A história das coisas) cujo famoso vídeo de Annie Leonard explica um pouco sobre o funcionamento do “sistema“. Segue abaixo o video em uma versão traduzida para o Português.
https://youtu.be/rs5vx0O7o1c
Por tudo isso, é certo dizer que a utilização e o desenvolvimento de novas utilidades para nossos MSX, Commodores, Ataris e outras tecnologias antigas é um potencial contribuinte para o desenvolvimento de um planeta sustentável :).
[]’s
PopolonY2k
Referência na internet
The History of Stuff
http://www.storyofstuff.com/
WWF Brasil
http://www.wwf.org.br/
Annie Leonard (Wikipedia)
http://en.wikipedia.org/wiki/Annie_Leonard
CONCORDO EM GÊNERO, NÚMERO E GRAU!
Sou totalmente a favor do reaproveitamento deste suposto “lixo tecnológico”, pois hoje vivemos em uma cultura de programação fácil em cima do poder dos CPUs, isto é, o cara não precisa otimizar código e saber muita coisa, basta “empurrar e arrastar” alguns ícones que um novo programa “mais ou menos” é criado. E com isso, não importa o quanto o CPU grude nos 100% e leve alguns watts a mais, porque vai funcionar (ou ao menos dizem que vai).
Sou radical nisso, uso sim meu Core i3 no notebook (mas notebook consome MENOS) e sou plenamente a favor da retro computação e do reaproveitamento de toda tecnologia, pois vivemos em um mundo onde a cada minuto o novo sobrepõe o velho sem sequer dar tempo para que as novas gerações possam se perguntar:
“SERÁ QUE O NOVO É MELHOR QUE VELHO”?
Pobres consumistas…
Isso aí…..
…precisamos começar a mudar essa situação para que nossas próximas gerações não sofram com os efeitos colaterais dessa onda consumista.
[]’s
PopolonY2k
Excelente texto do blog Casa dos Nerds.
[]’s
PopolonY2k
Por coincidência estava jogando isso neste fim de semana: http://fateoftheworld.net/
Transmissão de pensamento? 😉