Não sou nenhum pouco fã da Microsoft, entretanto devo admitir que o sua implementação da linguagem BASIC clássica para o MSX, dialeto conhecido como MSX-BASIC, é um dos melhores produtos originais da Microsoft.
Me lembro que na década de 80 a Microsoft, uma empresa jovem, ágil e ainda não tão poderosa como nos tempos atuais, tentava colar sua imagem a todas novas tendências mundiais, sendo comum a empresa se aproximar de todas as marcas que estavam “bombando” na época, foi assim com a IBM, Apple e o consórcio MSX.
Oportunamente, no início da década de 90, a empresa de Redmond se esforçou para não ter sua marca ligada à marcas concorrentes e principalmente à parte de sua história não tão bem sucedida e o MSX é reconhecidamente parte dessa história. Por anos a Microsoft ignorou a existência do MSX em sua história, talvez pela cultura americana de só exaltar o sucesso e esquecer os fracassos, mas a verdade é que hoje vivemos em um mundo cada vez mais globalizado onde cada vez mais a cultura local perde espaço a uma cultura global.
Um bom exemplo de que a história é mais forte do que o nosso desejo de apagar atos indesejados do passado é uma excelente série que conta a história da Microsoft, desde seus primórdios e o principal de tudo, contado pela própria Microsoft em seu site Microsoft Developer Network (MSDN), que é reconhecida fonte de informações para desenvolvedores na plataforma Microsoft, principalmente Windows.
O mais interessante ainda é que após anos se esquivando de parte de sua história, finalmente a Microsoft coloca o MSX como parte da mesma, inclusive citando um fato conhecido através de informações coletadas no mundo underground, de que o MSX foi uma ação conjunta entre a Microsoft, a fabricante de computadores SpectraVideo (SVI) e mais 4 outras empresas japonesas, isso segundo relato de Bill Gates no vídeo da série.
Outro ponto interessante é que nessa série, de 2009, o próprio Bill Gates conta detalhes esclarecedores até mesmo para os profundos conhecedores da história do MSX. Outra coisa bem legal é ver no vídeo diversas imagens de jogos de MSX, principalmente de MSX 2.0 e superiores, como Aleste, Treasure of Usas, Penguin Adventure, Hinotori, Ashguine, Zanac Ex, Metal Gear, entre outros.
Abaixo o vídeo que relata o ano de 1984 na história da empresa. Esse vídeo é de uma fonte no Youtube, pois o site da Microsoft só disponibiliza os vídeos se você tiver o famigerado Silverlight instalado o que não é o meu caso que uso Linux e também não deve ser o caso da maioria dos usuários que usam Windows 🙂 🙂 🙂
The history of Microsoft (1984)
[]’s
PopolonY2k
Referência na internet
Microsoft Corp.
http://www.microsoft.com
IBM Corp.
http://www.ibm.com
Apple Inc.
http://www.apple.com/
MSX (Wikipedia)
http://en.wikipedia.org/wiki/MSX
Microsoft Redmond (Google Maps)
http://maps.google.com/maps/place?cid=118546500136700318&q=microsoft+redmond&hl=en&ie=UTF8&ll=47.700867,-122.193546&spn=0.000116,0.000172&t=m&z=13&vpsrc=0
Microsoft Developer Netword (MSDN)
http://msdn.microsoft.com
BASIC Language
http://en.wikipedia.org/wiki/BASIC
MSX-BASIC
http://en.wikipedia.org/wiki/MSX_BASIC
SpectraVideo (SVI)
http://en.wikipedia.org/wiki/Spectravideo
The History of Microsoft
http://channel9.msdn.com/Series/History
Aleste
http://en.wikipedia.org/wiki/Aleste
Treasure of Usas
http://en.wikipedia.org/wiki/U%C5%9Fas
Penguin Adventure
http://en.wikipedia.org/wiki/Penguin_Adventure
Hinotori (Mangá)
http://en.wikipedia.org/wiki/Phoenix_%28manga%29
Ashguine
http://www.generation-msx.nl/msxdb/softwareinfo/883
ZanacEx
http://en.wikipedia.org/wiki/Zanac_EX
Metal Gear
http://en.wikipedia.org/wiki/Metal_gear
Ótimo post, muito legal!
Obrigado….
…., aos poucos vamos descobrindo mais coisas sobre o nosso querido padrão.
[]’s
PopolonY2k