Lata Velha MSX – Parte VI – Finish Him !!!!

Finalmente passado algum tempo do post que eu planejava ser o último (Lata Velha MSX – Parte V), posso dizer que terminei a reforma do meu MSX Expert 1.1.

No último post da série eu havia citado que ao ligar o micro, que inclusive já havia sido testado, o mesmo não deu sinais de vida, não ligando nenhuma luz, enfim, nada que demonstrasse que a energia vital dos computadores estava passando pelos circuitos dessa minha velha nova máquina.

Decidi abrir a máquina novamente e remover as placas em busca de algum mal contato ou por alguma peça em curto. Ao remover a placa analógica do Expert e fazer novos testes percebi, no multímetro, que os cabos da fonte de energia que chegavam ao Expert apontavam para voltagens próximas às reportadas no site MSXPró, conforme esse link. Infelizmente o 5V+ não dava sinal de vida e após analisar os circuitos cheguei a conclusão que o problema estava em 2 capacitores eletrolíticos da fonte original, o que era simples e fácil de resolver.

A solução seria comprar esses capacitores, soldar no lugar dos antigos e ser feliz para quase todo sempre com o meu novo MSX. Entretanto eu gostaria que o quase sempre da minha felicidade fosse algo mais duradouro 🙂 e por isso decidi que já que estava fazendo uma mudança radical no meu computador, essa mudança deveria ser completa e por isso decidi colocar a Fonte Chaveada no Expert Cinza (aluminio agora), conforme descrito no site MSXPró.

O processo foi gratificante de fazer, principalmente pelos detalhes demonstrados em boas imagens e principalmente pelo texto do MSXPró cuja linguagem é leve e de fácil compreensão até mesmo para quem é completamente leigo em eletrônica.

Abaixo deixo meu passo-a-passo do processo, documentado através de imagens coletadas no decorrer do trabalho.

A primeira parte do trabalho foi remover todas as peças desnecessárias à nova fonte e seguindo o tutorial do MSXPró, removi transistores, capacitores, diodos e resistores, conforme pode ser visto na imagem abaixo……

Primeira etapa....remoção de peças indesejadas

…..e na sequência fiz as modificações sugeridas pelo artigo da MSXPró, com os wireups devidamente executados no local das peças removidas.

O interessante que o fio utilizado foi um específico para wireups, bem fino, e que não precisa nem ser desencapado, uma vez que a própria solda se encarrega de desencapá-lo sendo que o material da capa que envolve o fio de cobre dissipa na solda não deixando resquícios de plástico no ferro de solda.

Placa sem as peças da fonte e já modificada.

Após as modificações na fonte e circuitos do MSX, foi executado um primeiro teste ligando na fonte de PC, sem modificações até esse momento, conforme pode ser visto abaixo.

Primeiro teste com a fonte de PC ligada (em seu estado original).

Uhuuuu….MSX de volta a vida e a imagem do micro está bem firme, sem resquícios de fonte de alimentação funcionando a uma voltagem inferior à requerida pela máquina.

Após esses testes iniciais verifiquei o que poderia estar faltando para não ter que abrir o micro novamente no futuro.

Se você pretende seguir o tutorial da MSXPró e quer utilizar uma fonte ATX, deverá ficar atento a essa nota aqui que explica os passos para a utilização de uma fonte ATX no lugar das fontes AT originais do tutorial.

A nota sobre fontes ATX do tutorial cita que caso você não queira fazer o inibit funcionar pode ignorar a ligação do fio verde da fonte ATX, no pino do resistor R2 que vai para a placa digital e a solução para ligar a fonte seria deixar aterrado esse fio da fonte, uma vez que o interruptor de liga/desliga, já interrompe a alimentação da entrada AC da fonte, ou seja, tudo normal até aqui.

O único inconveniente é que nesse caso, os interruptores das duas tampinhas do slot frontal do Expert não causam efeito nenhum quando a tampinha do slot é aberta, o que originalmente desligava o micro.

Nesse caso siga o procedimento sugerido pelo MSXPró que é soldar o fio verde da fonte nesse pino do resistor R2, que o funcionamento padrão dos interruptores das portinhas dos slots voltará a funcionar corretamente. Bom…..já que está tudo aberto, desmontado e modificado, porque não fazê-lo ????

Segue abaixo como ficou a placa com essa modificação.

Placa preparada já com a fiação (fio verde) pronta para fonte ATX.

Depois dos testes iniciais e com tudo mais do que funcionando, é hora de preparar a fonte de PC para seu novo gabinete. Segue abaixo o processo de desmontagem de uma fonte de 500Watts de PC. Notem  que essa fonte sequer precisaria da ventoinha no MSX, uma vez que a mesma será subutilizada mesmo se utilizarmos os 2 slots do MSX com um expansor de slots com todos os 8 slots utilizados.

Fonte ATX de PC sendo desmontada.

Após remover a fonte da lataria original, preparei o local onde seria colocada a placa da fonte, juntamente com o cooler da fonte, pois apesar de nem precisar do cooler, claro que eu não perderia a oportunidade de deixar meu Expert com aquele barulhinho de PC 🙂

O mais importante é fixar a placa da fonte no gabinete do Expert e no meu caso usei 2 de 3 alternativas.

  1. Presilhas de fixação de motherborad – Comum em alguns gabinetes de PC;
  2. Porca de fixação de motherboard  – Também bem comum em gabinetes de PC;
  3. Base plástica com rosca – Algumas vezes utilizadas em gabinentes de PC;

.

No meu caso, utilizei as duas opções em negrito (1 e 2). Segue abaixo a imagem das opções 2 e 3, que são mais comuns no mercado.

Porca para fixação de placa mãe.
Base plástica fixadora de placa mãe.

Uma vez fixada a placa da fonte, é só fixar o cooler do lado da placa da fonte e testar. Depois disso, seu micro estará praticamente pronto para uso. Segue abaixo a imagem do micro já com a fonte e cooler instalados……

Fonte de PC já no gabinete do Expert.

…..abaixo com a MotherBoard do Expert também instalada.

Detalhe da ventoinha da fonte.

Com tudo funcionando só nos resta fechar a máquina, ligar e testar o MSX-BASIC….

Teste com o Expert fechado.

….e com um jogo, nesse caso o Nemesis 2 !!!

Jogando Nemesis 2.

E depois de 1 mês de trabalho intenso eu posso finalmente dizer que fechei essa série, exceto por 2 pequenos detalhes, sendo que um deles ficará em aberto pois necessita de mais pesquisa.

Bom, o primeiro é que durante os testes do micro, utilizando Nemesis 2, percebi que em fases com rápidas alternações de cores e muitos sprites na tela, o MSX alternava entre o colorido original e preto e branco.

Pois bem, é conhecido que essa ausência de cores é resultado de uma falta de regulagem na placa analógica do Expert, conforme citado nesse post aqui do site Casa dos Nerds.

Apesar do meu Expert estar muito bem e apenas nesse caso estar falhando a imagem, no próximo final de semana farei esse ajuste, até mesmo para que eu possa assim dormir em paz.

O outro detalhe é quanto aos silks com a marca Gradiente e também os silks com os caracteres das teclas do Expert. No caso do meu Expert, considerando a parte frontal, teclado e teclas, fiquei sem os silks da marca Gradiente devido a pintura e no caso das teclas foi apenas devido ao tempo, porém estou em busca de alguém que possa fazer esses silks para que eu possa assim recuperar o teclado e logotipo da Gradiente.

Será algo complicado de se encontrar mas vou encontrar e assim que encontrar farei um post aqui.

Bom…fico por aqui. Até mais !!!!

[]’s
PopolonY2k

Referência na internet

Lata Velha MSX – Parte V
http://www.popolony2k.com.br/?p=1308

Fonte Chaveada no Expert Cinza (MSXPró)
http://www.msxpro.com/fonte_chaveada.html

Nemesis 2 (Wikipedia)
http://en.wikipedia.org/wiki/Nemesis_2_%28MSX%29

Expert Plus – Ajuste de Cores (Casa dos Nerds)
http://www.casadosnerds.com.br/?p=130

Print Friendly, PDF & Email

9 thoughts on “Lata Velha MSX – Parte VI – Finish Him !!!!”

  1. Muito legal essa tua série, parabéns por identificar e resolver o problema. Quanto aos silks, se descobrir avisa a galera, dependendo mais gente se empolga e o preço unitário caia..

  2. Popolon, troque TODOS os capacitores eletrolíticos (os de cor laranja) da placa que faz a saída de vídeo, isso deve resolver de vez o problema das cores. Se ainda não resolver, terá que trocar os capacitores eletrolíticos da outra placa. Não precisa mexer na placa digital.

    Para mim resolveu, tive que trocar todos eles na placa analógica (a minha é um pouco diferente da sua), pois em alguns jogos com mudanças bruscas de cor às vezes ficava preto e branco ainda, era raro mas dava raiva.

  3. Popolon, achei sensacional o seu trabalho de restauração do seu MSX!
    Um trabalho de primeira mesmo! Muito bom! Feito com capricho! Nota 10!

    Tenho um MSX Expert 1.1 igual ao seu e gostaria de restaurá-lo.
    Você topa? Quanto custaria?

    O meu MSX, para meu desgosto, também não está ligando!

    Caso não tenha interesse em fazer a recuperação do meu MSX, agradeceria muito se você pudesse indicar alguém.

    Abs,
    Marcos Silva
    Rio de Janeiro

    1. Opa…

      …não tinha lido sua mensagem completa.

      Vou te dizer, eu até gostaria de recuperar seu Expert mas infelizmente estou sem tempo e existe o agravante de que vc precisaria me enviar seu Expert pois estou em SP e vc no Rio, então ficaria caro só o transporte.

      Entretanto eu vou te indicar um pessoal que acredito poder fazer isso pra vc e que inclusive ficará melhor do que o meu Expert.

      Tenta conversar com o pessoal do AMX Project.

      Se vc der uma olhada no site deles, vai ver que eles recuperaram muitos micros antigos e com muito capricho.

      http://amxproject.com/

      []’s
      PopolonY2k

Leave a Reply