Lata Velha MSX – Parte V

Após o último post, que documentou todo o processo de Retr0Bright das teclas do Expert, recebi ainda alguns feedbacks sobre possíveis otimizações do mesmo e uma delas, e que foi bem interessante, foi a do Luciano Sturaro (aka @Gradius) mantenedor do já conhecido site MSXPró. Segue abaixo a dica que descrevo por completo, nas palavras do próprio autor.

Gradius says:

Legal! Ficou muito bom.

Dica pra você, a goma xantana tem somente a utilidade de ser um aglutinante, para você você possa aplicar o retro-0-bright com pincel e peças que não caibam em um pote.

Como eram teclas, você poderia ter feito a solução com peróxido sem ser o cremoso e colocado tudo de molho dentro de uma bacia PLASTICA ou algum recipiente de vidro de boca larga (tipo uma tigela). Porem a luz do sol tem que incidir diretamente sobre o liquido, não serve usar um pote de maionese, por exemplo, pois o vidro, e a maioria dos plásticos bloqueia quase que totalmente o UV.

Fica aqui meu agradecimento pelo feedback.

Bom, continuando a série Lata Velha MSX, vou postar as imagens sobre o processo de pintura do teclado do Expert, que é bem parecido com o processo feito no gabinete conforme reportado na parte I e parte III dessa série.

Vale lembrar que o gabinete é feito de material plástico com detalhes em preto, detalhes que eu não gostaria de modificar, por isso uma proteção com fita adesiva se fez necessária tanto para proteger os detalhes, quanto a parte interna do teclado, uma vez que não queremos que a tinta atinja o mecanismo responsável pelo contato das teclas, película e placa do teclado.

Segue abaixo as imagens do processo, onde podemos ver na primeira imagem o teclado em sua “forma” original….

Teclado do Expert antes do Retr0Bright. Teclas amareladas.

….e na sequência desmontado….

Teclado do Expert desmontado

….e a parte superior com muita poeira onde ficam as teclas…

Poeira...o grande inimigo dos eletrônicos

….após a limpeza, uma proteção com fita adesiva foi adicionada às partes que não poderiam sofrer com a ação da tinta e também outras que achei mais interessante deixar com o preto original….

Parte superior protegida e pronta para a recuperação
Parte inferior protegida e pronta para a recuperação

O processo de pintura foi o mesmo seguido nas partes I, II e III dessa série, onde também apliquei o mesmo verniz, utilizado no gabinete e parte frontal do Expert, após a pintura. O resultado pode ser visto a seguir…..

Teclado após a pintura, ainda com a proteção.
Teclado após a pintura, sem a proteção.

Decidi deixar a peça secando por 32 horas e após isso comecei a recolocar as teclas, já recuperadas pelo Retr0Bright. O resultado, pode ser visto abaixo…..

Teclado já com as teclas recuperadas pelo Retr0Bright.

Nada poderia ser melhor e mais gratificante do que ver essa imagem do velho Expert, agora completamente recuperado e com um “ar” de novo….

Novo Expert Aluminum

….nada poderia estragar esse momento de ter um novo “velho” computador de volta à vida em grande estilo….nada poderia estragar esse momento………exceto que o micro, que eu já havia testado após a recupeação do gabinete há um mês atrás, não ligou após conectar o teclado para testar a limpeza de sua parte eletrônica.

Como citei anteriormente, o computador já havia sido testado por alguns minutos, há um mês atrás e estava pronto para o Gran Finale, porém esse problema me fez abri-lo novamente e seguir todo o procedimeto padrão de apertar CI’s, Chips e tudo mais que estava soquetado, revisar conexões que poderia estar com mau contato e por fim pegar um Multímetro e começar a testar fonte e qualquer outro  componente que poderia ser a causa do problema.

No final, após consultar o guia de adaptação e fonte de PC para o Expert, que está no site da MSXPró, cheguei a conclusão de que não tenho as voltagens no conector que alimenta o Expert, conforme descrito no guia de adaptação da fonte chaveada para o Expert Cinza do MSXPró, nesse link.

Ainda estou relutante em remover a fonte original do Expert por uma de PC, apesar da fonte de PC ser superior em todos os sentidos, por isso vou fazer alguns testes, consultar os excelentíssimos nobres colegas mais experientes no assunto e depois decidir se dou um passo em mudar também a parte interna desse Expert ou se fico só com as mudanças externas mesmo.

Infelizmente não poderei terminar a série nesse post, como previsto, porém essa área de tecnologia é completamente imprevisível.

Até mais.

[]’s
PopolonY2k

Referência na internet

MSXPró
http://www.msxpro.com

Fonte Chaveada no Expert Cinza (MSXPró)
http://www.msxpro.com/fonte_chaveada.html#upgrade%23upgrade

Print Friendly, PDF & Email

3 thoughts on “Lata Velha MSX – Parte V”

  1. parabéns !! ficou lindão , quero fazer algo assim no meu 8) obrigado por compartilhar , me deu mais vontade de mexer no meu expert 8P

    1. Então @Marcio…

      …na verdade eu gostaria que o Expert tivesse da forma como original,porém mais novo, mas como estava muito acabado eu decidi mudar por completo.

      Acho que ficou legal.

      []’s
      PopolonY2k

Leave a Reply