Dennis Ritchie – RIP++

O pai de uma das linguagens mais utilizadas do planeta, e mãe de grande parte das outras atuais, a linguagem C, e também do sistema operacional UNIX, que é base para todos os outros sistema operacionais modernos existentes (sim !!! Isso inclui o Windows) , Dennis Ritchie, faleceu no último final de semana (08/10/2011), de causas não especificadas, aos 70 anos de idade.

Dennis Ritchie

Dennis Ritchie deixa simplesmente um legado de toda a base computacional moderna através da linguagem de programação C, que por sua vez influenciou a criação de outras linguagens como C++ e Java, bem como o sistema operacional UNIX, que é base direta de sistemas conhecidos como UNIX-Like como por exemplo o Linux, *BSD (FreeBSD, OpenBSD, NetBSD), MacOSX e também indiretamente influenciando a tecnologia de outros sistemas não UNIX-like como o Windows, que apesar da grande diferença visual com sistemas UNIX-like, considerando o nível de funções do kernel, o sistema da Microsoft copia diversas estruturas de processamento internas do UNIX.

Na área de literatura tecnológica, Dennis Ritchie é autor da obra cujo formato técnico/literário é um dos mais copiados por criadores de outras linguagens. Seu livro, C programming language de 1978, é a principal e mais utilizada referência para estudantes e programadores da linguagem C, desde a sua primeira edição.

Prentice Hall - The C Programming Language- Brian W. Kernighan, Dennis M. Ritchie, 2nd ed

C ANSI

No inicio dos anos 1990, a linguagem C foi padronizada pelo comitê ANSI e o resultado foi a adequação da linguagem C às regras mantidas agora pelo comitê ANSI, que fez com que a linguagem seguisse um padrão mínimo e comum aos diversos fabricantes de compiladores C, que na época já começavam a criar suas próprias definições da linguagem, o que poderia torná-la uma verdadeira torre de babel.

Essa padronização permitiu que todos os sistemas criados utilizando a linguagem C pudessem, de certa forma, ser portados entre compiladores e até sistemas operacionais diferentes.

Dennis Ritchie sempre teve grande participação e influência na padronização de sua criação, tendo inclusive lançado a segunda edição de seu livro, C programming language, que cobria a especificação conhecida como ANSI C, sob a agora benção do comitê ANSI.

Devido a portabilidade, sintaxe simples, velocidade e principalmente por ser uma linguagem de nível médio, que possibilita acesso a dispositivos em um nível mais baixo, C é a linguagem preferida dos desenvolvedores de software básico, como sistemas operacionais, device drivers, sistemas de real-time, alta performance, alta escalabilidade e softwares servidores 24×7.

Até meados de 1990, quase tudo era feito em C, pelos motivos citados acima, porém com o aumento do poder computacional dos computadores pessoais, outras linguagens se tornaram preferidas para o desenvolvimento de aplicações, entretanto essas linguagens em sua grande maioria foram escritas em C.

Com tudo isso podemos perceber que a perda de Dennis Ritchie é uma das maiores ocorridas nos últimos anos no mundo da tecnologia.

#include <stdio.h>
.
int main( int argc, char *argv[] )  {
  printf( "Hello new world, Dennis Ritchie\n" );
  return 0;
}

[]’s
PopolonY2k

Referência na internet

Microsoft Windows
http://pt.wikipedia.org/wiki/Microsoft_Windows

UNIX
http://pt.wikipedia.org/wiki/Unix

Linux
http://pt.wikipedia.org/wiki/Linux

*BSD
http://pt.wikipedia.org/wiki/Berkeley_Software_Distribution

FreeBSD
http://pt.wikipedia.org/wiki/FreeBSD

OpenBSD
http://pt.wikipedia.org/wiki/OpenBSD

NetBSD
http://pt.wikipedia.org/wiki/NetBSD

MacOSX
http://pt.wikipedia.org/wiki/Mac_OS_X

Linguagem C
http://pt.wikipedia.org/wiki/Linguagem_de_programa%C3%A7%C3%A3o_C

Linguagem C++
http://pt.wikipedia.org/wiki/C%2B%2B

Linguagem Java
http://pt.wikipedia.org/wiki/Java_%28linguagem_de_programa%C3%A7%C3%A3o%29

Dennis Ritchie
http://pt.wikipedia.org/wiki/Dennis_Ritchie

American National Standards Institute (ANSI)
http://en.wikipedia.org/wiki/American_National_Standards_Institute

ANSI C
http://en.wikipedia.org/wiki/ANSI_C

Print Friendly, PDF & Email

3 thoughts on “Dennis Ritchie – RIP++”

Leave a Reply